CADblocos

DVD de Blocos CADblocos



Home
Pessoas
Mobiliário
Veículos
Esquadrias
Cozinhas
Banheiros
Acessórios
Vegetações
Hidrossanitários
Inst. Elétricas
Equip. Urbanos
Diversos
Fabricantes
Blocos 3D
Hachuras
Rotinas Lisp
Tutoriais
CAD Links

DVD de Blocos 2D
DVD de Blocos 3D
Blocos CorelDraw
Carregando Novas Hachuras

As codificações de hachuras (padrões hatch) utilizadas pelo AutoCAD estão contidas no arquivo acadiso.pat e no arquivo acad.pat (aclt.pat e acltiso.pat no AutoCAD LT). O arquivo acadiso.pat é usado pelo AutoCAD quando configuramos o programa para trabalhar com o sistema métrico. O arquivo acad.pat é usado pelo AutoCAD quando configuramos o programa para trabalhar com o sistema de medidas inglês.

Para carregar um novo padrão de hachuras diferente dos predefinidos originalmente pelo programa, no AutoCAD R14, 2000, 2002, AutoCAD 2004 e em versões superiores, faça o seguinte:

1. Copie o arquivo acadiso.pat e o arquivo acad.pat que estão na pasta Support do AutoCAD para uma pasta conhecida. Por exemplo, se o seu AutoCAD está instalado em C:\Arquivos de Programas\AutoCAD, os arquivos acadiso.pat e acad.pat a copiar estarão em C:\Arquivos de Programas\AutoCAD\Support. Os arquivo são identificáveis pelas letras PAT nos ícones dos arquivos, ou pela extensão .pat. Estas cópias dos arquivos servirão como segurança contra qualquer problema que possa ocorrer quando adicionarmos novas hachuras, ou se quisermos restaurar os padrões originais de hachuras do AutoCAD.
Se por algum motivo você não conseguir localizar os arquivos acadiso.pat e acad.pat, faça uma pesquisa em Iniciar > Localizar ou Pesquisar > Arquivos ou Pastas para saber a localização exata da pasta Support com os arquivos.
Especialmente no AutoCAD 2004 e em versões superiores instaladas no Windows XP (ou mesmo versões anteriores ao AutoCAD 2004 instaladas no Windows XP), há uma maneira eficaz e rápida de descobrir aonde está a pasta Support com os arquivos acadiso.pat e acad.pat. Digite na linha de comando do AutoCAD o comando (findfile "acadiso.pat") com os parênteses e aspas inclusive. O AutoCAD retornará, na mesma linha de comando, o caminho completo da localização da pasta Support no seu computador. Para facilitar a visualização do caminho completo da localização da pasta Support, tecle F2 ou digite f2 na linha de comando e dê Enter que será aberta a caixa de texto da linha de comando do AutoCAD na janela AutoCAD Text Window. É importante saber que a pasta Support no Windows XP é, normalmente, uma pasta oculta. Se a pasta Support está oculta no seu Windows XP, para poder ser visualizada; na barra de ferramentas do Windows XP, em Ferramentas > Opções de pasta, na guia Modo de exibição, escolha o item Pastas e arquivos ocultos, selecione Mostrar pastas e arquivos ocultos e dê OK. Localizada a pasta Support no Windows XP, poderá haver mais de um arquivo acadiso e acad sem a extensão .pat e sem as letras PAT nos ícones dos arquivos. Para poder identificar os arquivos aonde serão inseridas as novas hachuras, na barra de ferramentas do Windows XP escolha a opção Detalhes para a visualização dos arquivos. Os arquivos acadiso.pat e acad.pat serão aqueles que, na coluna Tipo, forem descritos como AutoCAD Hatch Pattern Definition.
No AutoCAD 2007, ou superior, a pasta Support normalmente estará situada em C:\Documents and Settings\seu_usuário\Dados de aplicativos\Autodesk\AutoCAD 2007\R17.1\enu\Support.
No Windows Vista a pasta Support do AutoCAD 2007, ou superior, poderá ser encontrada em C:\users\seu_usuário\AppData\Roaming\Autodesk\AutoCAD 2007\R17.1\enu\support;

2. Descompacte o arquivo com o novo padrão de hachuras que você deseja adicionar ao AutoCAD em uma pasta conhecida;

3. Abra com o Bloco de Notas ou com o WordPad o arquivo que contém as novas codificações de hachuras a carregar (não use o Word do Windows por trabalhar com textos formatados), tendo o cuidado de escolher a opção Todos os arquivos (*.*) em Arquivos do tipo: na caixa de diálogo Abrir do Blocos de Notas ou a opção Todos os documentos (*.*) na caixa de diálogo Abrir do WordPad;

4. Copie todo o conteúdo do arquivo com as novas codificações de hachuras a carregar;

5. Abra o arquivo original do AutoCAD acadiso.pat e cole o conteúdo do arquivo com as novas codificações que você copiou no final dos códigos do arquivo acadiso.pat, sem alterar os códigos já existentes, salvando o arquivo em seguida. Certifique-se em deixar uma linha em branco (use a tecla de retorno Enter) no final do código colado para que o AutoCAD, quando ler o conteúdo do arquivo modificado, note que o final foi alcançado. Sem a última linha em branco o AutoCAD dará mensagem de erro quando uma hachura tiver que ser inserida depois de modificado o arquivo acadiso.pat;

6. Repita o mesmo procedimento acima para o arquivo acad.pat para trabalhar com o sistema de medidas inglês;

7. Se você estiver com o AutoCAD aberto, feche-o e abra-o novamente para que o novo padrão de hachuras adicionado seja identificado pelo programa.

Feitas estas alterações, na próxima vez que você quiser inserir hachuras nos seus desenhos, o novo padrão de hachuras que você acrescentou no AutoCAD estará à disposição no final da lista de hachuras disponíveis. No AutoCAD 2000 e nas versões superiores, você poderá ver uma amostra (preview) da textura na caixa de diálogo de hachuras Boundary Hatch. Em alguns casos você poderá não ver um preview das novas hachuras antes de tentar inseri-las a partir da caixa de diálogo Boundary Hatch. Isto é devido à escala com que as novas hachuras foram feitas e não trata-se de erro.

Se você usa seguidamente um determinado tipo de hachuras, é uma boa idéia fazer com que este apareça no início da lista da caixa de diálogo Boundary Hatch movendo o código correspondente para o topo dos códigos dos arquivos acadiso.pat e acad.pat.

Depois de feitas as alterações não é mais necessário guardar o arquivo com o padrão de hachuras do qual você copiou os códigos.

Você pode acrescentar novos padrões de hachuras no AutoCAD à vontade.

Para restaurar as configurações originais de hachuras do AutoCAD, basta substituir os arquivos acadiso.pat e acad.pat modificados pelos originais que foram previamente salvos.

Se você quiser visualizar as hachuras antes de inseri-las no AutoCAD, sugiro o programa HatchKit que, na versão paga, permite edição e criação de hachuras personalizadas.

Arq. José Luiz de Bem



acima





Sugira Links | Privacidade | Sobre CADblocos | Contatos

© 2003 - 2014 cadblocos.arq.br

Valid XHTML 1.0!
Valid CSS!